sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Fratura de lima durante o tratamento de canal: da angústia ao regozijo.






O colega que está habituado com o mundo da @Endodontia seja ele um especialista habilidoso, um iniciante na prática endodôntica ou um clínico-geral que "adora" fazer tratamento de canal, já vivenciou um dos momentos de maior angústia/aflição/desespero/stress: a fratura de qualquer instrumento endodôntico no interior do canal radicular.
Aquele famoso dizer "só não fratura lima no canal aquele que não faz tratamento de canal" é talvez a maior das certezas na Endodontia. É fato. Se você faz tratamento de canal e ainda não passou por isso, a sua hora vai chegar. É só questão de tempo.
A fratura de lima dentro do canal pode comprometer o resultado do tratamento e levar o prognóstico do tratamento para os níveis mais baixos de mensuração. Em alguns casos, pode colocar em dúvida a própria manutenção do dente na arcada. Daí o surgimento imediato daquela "suadeira", da frieza nas mãos, do embrulhamento do estômago, da sensação que o chão vai se abrir e você vai cair num buraco sem fim.
Para contornar este acidente, essa situação inesperada, tudo vai depender de alguns fatores: local em que ocorreu a fratura no canal (terço coronário, médio ou apical), tamanho e diâmetro do fragmento fraturado, o tipo do instrumento fraturado (gates, lentulo, hedstroem, lima manual tipo K, lima NiTi rotatória, etc...), fase em que se encontrava o processo de limpeza e modelagem do canal, se era um caso de polpa viva ou polpa necrótica, etc... Contornar e resolver este problema não é tarefa fácil. Em alguns casos consegue-se uma solução, em outros não há solução!
Para resolver este problemão da fratura de lima dentro do canal, pode-se optar por: remover o fragmento do canal, tentar passar e criar um caminho ao lado do fragmento fraturado ou simplesmente deixá-lo lá para ser incorporado na massa obturadora do canal ou então optar por uma cirurgia, seja para remover o instrumento ou parte da raiz envolvida. Muitos outros fatores estão envolvidos na tomada de decisão do que fazer e do que pode ser feito. Cada caso é um caso...
Ah, e a SORTE que você não teve no momento em que a lima fraturou, você vai precisar muito dela (da SORTE) no momento de tentar removê-la do canal ou no momento de adotar qualquer outra manobra técnica.
Só habilidade manual não ajuda, é preciso de SORTE!